Projeto NTP.br




O acordo entre o ON e o NIC.br

O projeto NTP.br tem por objetivo oferecer condições para que os servidores Internet no Brasil estejam sincronizados com a Horal Legal Brasileira. Para isso foi firmado um acordo entre o Observatório Nacional (ON) e o NIC.br.

O ON tem como atribuição legal a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira. Rastreado ao Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), na França, participa do Tempo Universal Coordenado (TUC ou UTC), juntamente com os órgãos disseminadores de tempo e freqüência dos demais países.

Pelos termos do acordo o ON disponibiliza, sem qualquer ônus, ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, o sincronismo à Hora Legal Brasileira, seguro, confiável, rastreável e auditável, e o NIC.br disponibiliza, sem qualquer ônus, ao ON um conjunto de equipamentos necessários à manutenção da infra-estrutura de sincronismo.




A Estrutura do NTP.br

Os servidores públicos estrato 2 do NTP.br são:

  • a.ntp.br
  • b.ntp.br
  • c.ntp.br

Cada um desses endereços representa um servidor duplo: duas lâminas numa blade, cada uma delas com duas placas de rede conectadas a estruturas de rede distintas (routers e switches diferentes). Ou seja, há redundância de hardware e de conectividade, com balanceamento automático. Cada um deles está em um datacenter diferente, com ótima conexão à Internet.

Eles são alimentados por servidores primários (estrato 1), também acessíveis publicamente:

  • a.st1.ntp.br
  • b.st1.ntp.br
  • c.st1.ntp.br
  • d.st1.ntp.br

Esses, por sua vez, são sincronizados com relógios atômicos, que são de responsabilidade do Observatório Nacional.

Existe também um servidor que utilizamos para monitoração do sistema. É um servidor ntp estrato 1, sincronizado com o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Ele também pode ser usado:

  • gps.ntp.br

O servidor de monitoração consulta todos os servidores estrato 1 e estrato 2 do NTP.br e através de seus logs são gerados gráficos que podem ser visualizados nesta página.

A figura a seguir representa a estrutura do NTP.br:

ntp-estrutura.png
Figura 1